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domingo, 12 de setembro de 2010

A importância de uma assessoria de casamento (ou cerimonialista)

No meu Blog contem vários parceiros de Blog com o objetivo de mostrar profissionais de diferentes áreas dentro deste nosso mundinho do casamento, eles fazem seu trabalho de forma brilhante. Estou elaborando este Post a dias para falar um pouco do trabalho da Assessoria de Casamentos e a importância deste profissional na vida de uma noivinha, parceria simplesmente fundamental.



O assunto passa a ser delicado quando se envolve dinheiro e grandes gastos. Por esta razão, entre outras, os noivos devem conversar a respeito antes de tomarem qualquer providência em relação ao planejamento do casamento.

Há um tempo, o pai da noiva ficava com as despesas da igreja e da festa, e o pai do noivo era responsável pela casa e a lua-de-mel dos noivos. Hoje em dia, as coisas mudaram bastante em relação a esta regra, paga mais quem pode pagar mais, e quando nenhuma das famílias pode ajudar, as despesas ficam por conta dos noivos mesmo. Recomenda que os noivos se organizem e comecem a poupar uma quantia por mês, para não ficar pesado no final. Alguns serviços como buffet e salão geralmente dividem o valor até a data do casamento e no caso de fotos/vídeo alguns profissionais aceitam receber após o casamento, e até dividem em parcelas. A melhor maneira é começar a pesquisar o máximo possível.

Hoje eu li no Blog de uma parceira no assunto, Cristina Nudelman, a descrição correta dos sentimentos dos familiares e até mesmo dos noivos: “Adoro festas e tudo que as envolve, mas ter que gastar somas estratosféricas e ainda passar pelo crivo dos não amigos e pelas incertezas de um serviço mal realizado, me desencoraja totalmente”.  Esta é a situação nua e crua dos meses que antecedem um casamento, ou melhor, a partir do dia que marcam a data.
Seria muito fácil ter a função simplesmente de formar uma filha na porta da igreja, arrebanhar os familiares para uma linda foto, receber seu pagamento e ir para casa. Não, este trabalho envolve muita responsabilidade, cumplicidade e profissionalismo. O custo é ZERO, pois se dilui na enorme economia que comprovadamente todos terão em vários contratos bem feitos e certamente bem remunerados. Bem vou fazer uma listinha de tarefas do dia-a-dia do profissional na função de assessora, organizadora e cerimonial:
·          Ajuda na escolha do local da cerimônia e recepção;
·          Indicação, coordenação e acompanhamento junto a todos os fornecedores;
·          Apresentação dos orçamentos de cada fornecedor e detalhamentos dos serviços a serem prestados;
·          Negociação junto aos fornecedores escolhidos de valores e prazos de pagamento, facilitando aos noivos o perfeito controle das despesas do evento;
·          Assessoria e gerenciamento dos serviços gráficos (convites, cardápios, etc);
·          Manipulação de convites;
·          Confirmação de presença (ativa ou passiva)
·          Orientação  e/ou elaboração da lista de presentes;
·          Planejamento, orientação e execução da cerimônia;
·          Planejamento de recepção;
·          Reuniões com fornecedores;
·          Supervisão durante a montagem do evento;
·          Orientação e direcionamento da recepção dividindo o tempo de duração com prioridade da qualidade, diversão e bom atendimento;
·          Atenção e dedicação total com os noivos, familiares e convidados;
·          A anfitriã dos anfitriões.
Ufaaaaa, fiquei exausta só de ler e isso tudo tem que ser feito ainda com muito charme e elegância, afinal, é o seu grande dia!

Espero ter conseguido definir um pouco da adorável função de Assessoria e Cerimonial,  a qual faço com enorme prazer e carinho. Costumo pensar que, se tenho 50 noivas no ano eu me caso 50 vezes no ano, pois incorporo a situação e vivo cada detalhe como se fosse o meu. Faça uso de um profissional e o seu dia será especial com uma economia considerável. Um beijo e que todas tenham um grande dia!

Eu e minha equipe em ação. 
Aquela mãozinha extra que toda noiva precisa!